top of page

Transgressão Social: dando tilt na sociedade

E ai pessoal!!! Tudo azul??

No sábado (30/05) rolou nossa primeira visita mediada! As alunas Ana Carolina, Beatriz Lobo, Beatriz Velloso e Thamyris Cunha foram as responsáveis pela mediação e os convidados eram um pouco diferente do habitual! Para conhecer um pouco mais sobre essa história, clique em 'Leia Mais’ e vamos nessa!

Recebemos um grupo de 16 pessoas. Dessas pessoas, 11 se encontram em situação de vulnerabilidade social, o que fez da nossa visita um grande e surpreendente aprendizado!

Nossa visita começou por volta das 13h e a recepção deles foi um lanche com biscoitos, suco, sanduíches e bolos. Após o lanche, foram encaminhados para a exposição, onde tiveram um tempo para conhecer o local antes da mediação começar.

A primeira a conversar com eles um pouco foi a aluna Ana Carolina, que fez uma breve apresentação do nosso tema e do nosso título e já embarcou na explicação do conceito de juventude. Todos se mostraram bem curiosos e levantaram alguns questionamentos. Muitos se lembraram do significado da expressão "deu tilt" que compõe nosso título e acharam a escolha bem interessante.


"Se tivesse que escolher uma palavra para definir a visita de sábado, eu escolheria SURPREENDENTE.

Quando proposta uma visita com grupos em vulnerabilidade social, em especial do Projeto vida da ACVM, verdadeiramente , eu não poderia ter idealizado algo melhor. Me senti "abraçada" pelo grupo, foi um presente.

A visita foi um curto momento para troca de experiências. Pude aprender muito com eles. Conhecer um pouco da história de vida de cada um. Ouvi um pouco do que cada elemento da exposição representou e representava para eles. Ouvi as críticas dos artistas que eles não viram representados na exposição, mas gostariam de ter visto.

Enfim, trocamos e interagimos. Ouvimos histórias felizes e tristes e nos emocionamos. Ver um homem se encantar diante de uma máquina de escrever e brincar com molas coloridas feito criança, fez valer a pena todo o esforço." Depoimento da aluna Ana Carolina.

Dando continuidade ao nosso circuito, a aluna Beatriz Velloso veio conversar sobre política, tanto mundial, quanto nacional, com eles! Apresentou o contexto mundial e nacional e falou um pouco sobre os jovens de 1980 e como eles desempenharam um importante papel na história da nação. Alguns de nossos visitantes se recordaram dos movimentos estudantis da época e outros apenas observaram o exemplar da constituição presente na exposição. Ela também conversou um pouco sobre economia com eles, que ficaram bem interessados ao verem as notas de Cruzeiro e Cruzado.

Ao chegarmos na parte que conta um pouco sobre a moda e cultura da década de 1980, todos ficaram bastante empolgados e começaram a contar sobre como lembravam de tal cantor, tal música, tal artista. Quem conversou com eles nesse momento foi a aluna Beatriz Lobo e, como o esperado, ao falar sobre moda com eles, muitos se manifestaram perguntando como as pessoas conseguiam usar aquelas roupas, em especial as ombreiras. Um de nossos visitantes disse que "aquelas coisas eram horríveis, como tinham coragem de usar?" (se referindo as ombreiras), enquanto uma outra visitante disse que "falamos isso hoje daquela época, mas daqui uns anos vamos olhar nossas fotos e pensar a mesma coisa das roupas que estamos usando!".

Já chegando ao final da visita, a aluna Thamyris Cunha foi conversar com eles um pouco sobre o legado dessa época! Ela apresentou as manifestações ocorridas depois dessa década, que só são possíveis porque a liberdade de expressão foi conquistada. Também apresentou o legado cultural, falando sobre como algumas bandas e artistas (ainda que, alguns, já falecidos) continuam fazendo sucesso hoje e representando a juventude e como lutas, como a da conscientização da AIDS, permanecem fortes.

"Ter a oportunidade de trabalhar com essas pessoas e aprender com elas é algo muito gratificante. Perceber que elas tem sim muito a nos passar, que não são 'burras' ou 'ignorantes' como muitos acham e poder aprender algo novo com quem tem uma experiência de vida completamente diferente. Foi uma grande surpresa pra mim o interesse e entusiasmo deles! Assim como a quantidade de conhecimento que tinham a nos passar! Surpreendentemente um deles tinha graduação incompleta e nos trouxe muitas informações que não estavam na exposição! Foi maravilhosa a experiência e com certeza levarei isso comigo para a vida profissional! Eles tem muito a oferecer, só precisam de oportunidade!" Relato da aluna Thamyris Cunha.

A exposição Deu Tilt nos 80 também te espera para uma visita!!

De segunda a sexta temos visitas mediadas às 13h e às 17h!

Venha fazer parte da nossa história você também!

Esperamos você lá!!

Para ver mais fotos da visita, clique aqui!

Post da Hora!
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Vamos Nessa!
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page